Práticas éticas em uma empresa geram efeitos que podem beneficiar financeiramente as instituições que as adotam. Auxiliam a obter o que é necessário para o crescimento sustentável da companhia, como um todo.
A ética está totalmente relacionada aos princípios e valores que um indivíduo usa para fundamentar suas atividades e decisões. Quando falamos em organizações empresariais, existem nelas os chamados “códigos de ética” que, basicamente, são um conjunto de princípios com o objetivo de orientar as políticas, programas e decisões de negócios.
Isso significa que, da mesma forma que a ética estabelece leis que orientam as ações dos indivíduos, a ética empresarial determina a conduta de uma empresa, seja pública ou privada. Ela fortalece a imagem da empresa. Cria coerência entre seus princípios e valores, melhorando a sua reputação, tendo também um impacto positivo nos resultados.
As instituições que agem com padrões éticos, tendem a crescer. Com isso, ocorre um movimento favorável para todo o cenário ao qual aquela empresa está inserida: favorece a sociedade, fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo.
Mas afinal, o que é Compliance?
Compliance, basicamente, significa estar em conformidade com determinadas leis, normas e regras, em relação às leis federais ou às políticas corporativas.
Como funciona em empresas?
A função do compliance é minimizar riscos e guiar o comportamento de empresas, diante do mercado em que atuam. Para melhor o entendimento, pensando de uma forma mais simplificada, compliance é como um padrão básico de negócios.
Ou seja, são atitudes colocadas em práticas, voltadas a garantir relações éticas e transparentes, entre empresas e o Poder Público. Ele cria mecanismos com o objetivo de evitar maiores problemas para a empresa no futuro.
O programa de Compliance e Ética Empresarial, portanto, abrange não somente obrigações legais de uma empresa, mas todas as áreas que possam afetar o seu desempenho e reputação. Também abrange os valores que compõem cada instituição e que podem ser violados.
As vantagens de manter atitudes éticas em sua empresa
Independentemente do porte da instituição, prezar pela ética empresarial é fundamental. Confira algumas das vantagens:
- Cumprimento da lei: com uma liderança ética, você cria um sistema no qual a organização segue todas as leis municipais, estaduais e federais;
- Cultura mais saudável: resulta em um ambiente estimulante, encorajador e foca na construção de fortes relacionamentos entre os trabalhadores e a equipe executiva;
- Ambiente de trabalho inclusivo: ter um local corporativo ético, significa prezar por um ambiente diversificado e que agrega experiências colaborativas de diferentes culturas, identidades e etnias, tornando a equipe mais forte;
- Permite identificação de problemas mais rapidamente: as questões que normalmente não envolvem interações entre subordinados e líderes, são trazidas à tona com maior frequência.
É sempre bom compreender a ética empresarial e profissional como maneiras de manter os processos bem, com consciência positiva, ao exercer suas atividades em que ninguém ao seu redor seja prejudicado. É um fator inegociável para o desenvolvimento de qualquer instituição. Para que você tenha resultados cada vez mais expressivos e alcance o sucesso que almeja, é de fundamental importância agir com ética, acima de tudo.